15 de abril de 2011

122º Aniversário de Charlie Chaplin


"Eu continuo a ser uma coisa só, apenas uma coisa - um palhaço, o que me coloca em nível bem mais alto que o de qualquer político."
Chaplin, em "Frases da Semana", The Observer, 17-VI-1960



"Mais que de máquinas, precisamos de humanidade."
Discurso final do filme O Grande Ditador


"Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice."
Discurso final do filme O Grande Ditador




Biografia
     Charlie Chaplin nasceu em Londres, em 1889, onde vivia com os seus pais. Após a separação destes, Charlie foi deixado numa escola para crianças órfãs. Pouco depois, o seu pai morre. Em 1928 a sua mãe morre também, depois de passar por um asilo.
     A primeira vez que Charlie Chaplin subiu ao palco foi em 1894, quando tinha apenas 5 anos, no Music Hall, onde trabalhavam os seus pais. Em 1900, quando tinha 11 anos, conseguiu um papel cómico, em que representava um gato, numa peça da Cinderela.
     De acordo com registros de imigração, Chaplin chegou aos Estados Unidos da América em 2 de outubro1912. A actuação de Charlie Chaplin na Companhia de Karno foi vista por Mack Sennett, um produtor de filmes, que o contratou para trabalhar no seu estúdio. Apesar de no início Charles Chaplin ter tido alguns problemas em adaptar-se ao estilo de Mack Sennett, rapidamente se habituou e teve sucesso. Depois de desenvolver a personagem trampolim, foi, aos poucos e poucos, controlando a direcção e criação de filmes, o que o tornou uma estrela no estúdio de Mack Sennet.
     O Grande Ditador, de 1940 foi o seu primeiro filme com som. Foi, também, um insulto, se assim podemos dizer, a Adolf Hitler e aofascismo que se reinava na época. Foi filmado e lançado nos Estados Unidos um ano antes da entrada do país na Guerra. O papel de Charlie Chaplin era duplo: o de Adenoid Hynkel, indirecta ao nome de Hitler, e de um barbeiro judeu que é cruelmente perseguido pelos nazistas. Hitler era um grande fã de filmes, e sabe-se que ele tenha visto o filme duas vezes.
    Charlie Chaplin viajou para a Inglaterra em 1952, mas quando regressou aos EUA foi proibido pelo Serviço de Imigração. Chaplin decidiu então ficar na Europa e foi viver para a Suíça.
     Devido ao seu talento, criatividade e é claro, empenho, Charlie Chaplin é assim reconhecido como um dos maiores génios da sua época.
     Chaplin conseguiu voltar aos Estados Unidos, alguns anos depois, em 1972, para receber um Óscar, pela segunda vez, pois o seu primeiro Óscar foi recebido em 16 de Maio de 1929. Este seu segundo Óscar, chegou 44 anos depois, em 1972, devido ao seu talento mostrado no Mundo do cinema. Chaplin também foi nomeado sem sucesso para Melhor Filme, Melhor Actor, e Melhor Roteiro Original em O Grande Ditador, filme de 1940, e novamente por Melhor Roteiro Original emMonsieur Verdoux, filme de 1947.
     O último filme de Charles Chaplin foi “A Countess from Hong Kong”, em 1967.                                                                                                    
     Ao longo da sua carreira no cinema, Charles Chaplin participou em cerca de 72 curtas-metragens, entre 1914 e 1923. Já as suas longas-metragens, foram perto de 13.

Sem comentários:

Enviar um comentário