Subsídios para a História do Cinema na Nazaré

25/01/1908 - Na rua Mousinho de Albuquerque foi inaugurado o “Salão Edison”animatógrafo pertencente e dirigido por Guilherme Bolander


Jornal "A Nazareth"; 23 de Agosto de 1908
Jornal "A Nazareth"; 30 de Agosto de 1908


15/01/1910 - Faleceu Guilherme Bolander, belga, proprietário do animatógrafo “Salão Edison”. Tendo estado estabelecido nos Açores, e sendo seu feitio aventureiro, abalou um dia para a América do Norte, e por lá tomou conhecimento com as descobertas e progressos da fotografia animada, apresentada pelo grande Edison. Trabalhou e poupou quanto lhe foi possível, para arranjar o capital necessário para a compra de um aparelho e passagem para os Açores e ali foi exibir à infância o cinema, passando-se depois ao continente. Depois de alguma permanência em Lisboa, passou à província, vindo fixar residência na Nazareth, onde se tornou popularíssimo pela maneira como fazia a descrição das fitas projectadas no ecrã. Sem família e tendo adoecido gravemente, recolheu ao hospital do Sítio, onde terminou os seus dias.


Jornal "A Nazareth" - 18 de Janeiro de 1910







Comentários

  1. Boa noite
    Tenho algumas notas que podem servir à história do cinema na Nazaré. No seu caso, tem mais alguma coisa além do que publicou neste sítio?
    Cumprimentos
    José Freire da Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, estas pequenas notas representam apenas uma parte do espólio jornalístico pertencente à nossa colectividade. Será um enorme parazer para nós receber outros contributos.
      Saudações

      Eliminar

Enviar um comentário